segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Memórias literárias

Durante todo o mês de agosto, as turmas 701 e 702 trabalharam com textos de memórias de diferentes autores. E depois, a partir, de entrevistas realizadas, cada aluno produziu também um texto de memórias. Segue o texto que foi escolhido para a etapa municipal da Olimpíadas de Língua Portuguesa:

                                                 Lembranças em cores   
           Ano de 1978. Morávamos num bairro pequeno da cidade. Em uma casa simples, de poucos cômodos, compartilhávamos a vida. Nossa casa era pequena, mas nossa alegria era tão grande...  Tinha doze anos quando meu pai comprou a nossa primeira televisão a cores. Simplesmente, um sonho que se realizava.
         Naquela época,  praticamente ninguém tinha se quer uma televisão  e, se tinha, era em preto e branco. Lembro perfeitamente do dia em que meu pai chegou em casa com uma Telefunken marrom, que transmitia as imagens a cores. Uma alegria para os dez filhos. Era um dia de frio, que chovia forte, e as imagens apareciam com muitos chuviscos. Todos nós sentamos, uns naquele velho sofá de tecido bege e outros nas cadeiras, para assistirmos  dez minutos de um programa que nem sabíamos o nome, nem de que se tratava.
         A televisão era a relíquia da casa; só meu pai podia ligá-la e desligá-la. E ai de alguém que mexesse nela, sem a permissão dele!  Assistíamos tevê sempre no mesmo horário, no início da noite. Como meu pai viajava, nesses dias não a  ligávamos, pois minha mãe tinha medo de estragá-la.
         Estudávamos de manhã, trabalhávamos à tarde e, à noite, quando dava tempo, assistíamos a Telefunken de quatorze polegadas.
         Hoje, minhas filhas ficam impressionadas quando conto  este fato,  pois só conheceram a televisão a cores,  TV a cabo, DVDs, computadores e, agora, até  TV digital.
          Mas de uma coisa tenho certeza: eu era muito feliz!


                                                                                                      Aluna: Luísa Verona Bet/ turma 702

9 comentários:

  1. Este é o meu texto... gostei muito de fazer este texto, foi muito divertido, e gostei mais ainda de poder participar da Olímpiada de Lígua Portuguesa, uma pena não passa da etapa municipal, mas já valeu a intenção, espero poder participar da próxima edição do concurso.
    Espero que tenham gostado da minha produção!
    Luísa V.B. 702

    ResponderExcluir
  2. Parabens Luisa você mereceu.Seu texto ficou ótimo.
    Fernanda 702

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Luísa seu trabalho ficou muito legal Andrieli 702

      Excluir
  3. Parabéns Luisa ficou muito bom teu texto.
    Luana Cecchin 702

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Luísa... seu texto ficou muito bom, você tem muita criatividade e merece muito mais. Desejamos tudo de bom para sua vida, não só porque somos amigos mas porque você é muito especial.
    Bruna e William - 702

    ResponderExcluir
  5. Luísa está muito legal, e adorei, parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, Luísa, seu texto é muito criativo e interessante para os leitores. Adorei o seu texto e fiquei impressionada com a sua capacidade de escrever um texto tão bom assim.Continue sempre escrevendo assim.Larissa-701

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Luisa pela sua criatividade, continue assim e sempre melhorando.

    Andrey-702

    ResponderExcluir
  8. Eu fiquei feliz por minha colega, porque o texto dela foi escolhido para a etapa municipal das Olímbiadas de Língua Portuguesa.
    William Lazzari turma:702

    ResponderExcluir